Além de se punir, você costuma criar adjetivos que o tornam uma pessoa ruim. Você repete pra si próprio que não é capaz, que sempre perde, por exemplo, que é gorda demais, que ninguém te quer, que ficou velha, que seu cabelo é ruim, que nada dá certo pra você etc...

Se algo aconteceu de errado, não adianta apenas ficar remoendo o erro e se achando menos capaz, menos isso, menos aquilo. Suponha que a crise na sua relação tenha sido como um prédio que caiu. Ficar deitado lá no chão, repetindo mil vezes que não entende porque nada deu certo, querer que alguém estenda a mão pra você, só pra você continuar reclamando e "mancando", não resolve nada.
A primeira coisa a se fazer na crise, é afastar o pensamento negativo e levantar do chão certo? Os "escombros" do seu prédio do amor, não são responsabilidade sua. Quem irá limpá-lo agora será o tempo. Você tem é que sair dali e cuidar de si. "Medicar" seu coração, limpar toda a sujeira da tristeza, e esperar toda aquela poeira da crise baixar, para que você consiga ver as coisas com clareza.
fonte: http://www.umombroamigo.com