segunda-feira, 19 de julho de 2010

LIÇÕES DE JONAS


“[...] Na minha angústia clamei ao Senhor, e Ele me respondeu. [...]” - Jonas 2:2

A história de Jonas é dos fatos da Bíblia mais debatidos e fascinantes. Mas, em todos os debates, uma coisa é certa: Jonas fez uma grande sondagem à sua alma naquele hotel subaquático fedorento.
Todos sabemos que por vezes a vida corre mal. Nesses casos, também temos à semelhança de Jonas, de formular algumas perguntas difíceis. Vamos a elas:

Há pecado na minha vida? Perante a rude desobediência de Jonas, Deus tinha de fazer algo drástico que captasse a sua atenção e o levasse ao arrependimento.

O que posso aprender com esta situação? As pessoas perversas de Nínive eram inimigas do povo de Deus. Jonas pensava que elas deveriam ser julgadas, não se lhes devendo dar segunda oportunidade. Obviamente ele carecia de uma lição, para aprender a comunicar a compaixão de Deus pelos perdidos. "Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho: e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria." (Jonas 3:10).

Consigo demonstrar nisto a glória de Deus? Por vezes, a nossa dor não nos visa a nós, mas a outros, para que vejam o poder de Deus na nossa fraqueza. Jonas viu-se numa situação débil, mas Deus usou-o para levar uma nação pagã ao arrependimento.

Da próxima vez que tiveres um problema tipo "ventre de baleia", não te esqueças de articular aquelas questões difíceis. Isso poderá fazer a diferença entre o desespero e o livramento.

► NA ESCOLA DO SOFRIMENTO APRENDEMOS LIÇÕES QUE NÃO SE PODE APRENDER DE OUTRA FORMA.
Que Deus os abençoe
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...